Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Introdução

O jornal impresso é o meio de comunicação mais antigo que existe e sempre que surge um novo as pessoas começam a se perguntar "será que esse acaba com o jornal impresso?". A resposta é sempre não, pois nenhum meio elimina o outro. Muito pelo contrário a tendência é a convergência. Foi assim com o Rádio, com a Televisão e principalmente com a Internet, mas até hoje o Impresso se mantém em constante circulação e não tem planos para parar.

Cada meio tem sua especificidade e é nela que reside seu valor. No caso do impresso, existe o formato; o fato de ser o único meio palpável; a freqüência e acima de todas as características o leitor adquire confiança no jornal. O rádio é o dono da instantaneidade, é aquele que não te impede de fazer outras mil coisas enquanto o ouve. A TV tem a agilidade, além de ser aquela que te prende sentado por horas assistindo-a. Podemos dizer que a Internet é a mais completa, já que ela tem quase tudo que os outros meios tem, com exceção da confiabilidade do Impresso. E ainda trás a capacidade de armazenar conteúdo, a perenidade.

Exatamente por reunir tantas características é que a Internet parece tão ameaçadora para o Impresso. Parece, mas não é. Ao contrário do que se esperava, pelo menos no Brasil, a circulação dos jornais Impressos está crescendo. Segundo o IVC (Instituto Verificador de Circulação), só nos primeiros meses desse ano, comparados à 2007, o crescimento foi de 8%.

Então o que podemos considerar é um pensamento mais lógico em relação aos diferentes meios de comunicação. Esse pensamento chama-se convergência e trata de junção e não eliminação. Em vez de abolir um meio por outro mais novo, agregam-se as características do já existente ao novo e assim cria-se um meio que, de certa forma, possui todos. Então vamos acabar com essa história que um meio "mata" o outro, isso é pura intriga. A verdade é que todos trabalham em prol da mesma causa: A informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário